Geral
O que é luminária?

As luminárias têm a função de distribuir, filtrar ou modificar a luz emitida pela(s) lâmpada(s).


Qual a função de um refletor?

Refletir e distribuir a luz emitida pela(s) lâmpada(s) no interior da luminária. Os refletores podem ser do tipo parabólico, elipsoidal, esférico e hiperbólico, dependendo de sua geometria, podendo também ser calandrados ou multifacetados. Geralmente são confeccionados em alumínio ou em chapa de aço pintada.


Qual a função de uma aleta?

As aletas correspondem aos componentes das luminárias que possibilitam o controle de ofuscamento causado pelas lâmpadas. As aletas, assim como os refletores podem ser confeccionadas em alumínio ou em chapa de aço pintada.


O quê significa IP?

As luminárias são classificadas de acordo com o tipo de proteção contra a penetração de pó, objetos sólidos e umidade. O grau de proteção é indicado pelas letras IP (“Ingress Protection”) seguidas de dois algarismos: o primeiro indica o grau de proteção contra o ingresso de corpos estranhos e poeira e o segundo algarismo indica o grau de vedação contra a penetração de água.


O quê é uma Curva de Distribuição Luminosa (CDL)?

A CDL indica a forma de distribuição da luz dada pela luminária. A curva representa a intensidade luminosa em um plano que passa através da luminária (transversal, longitudinal e transversal), em função do ângulo medido a partir de uma determinada direção.


O quê é um LED?
 

O LED, ou Diodo Emissor de Luz é um semicondutor em estado sólido que converte energia elétrica em luminosa.


O quê significa a sigla IRC?

O IRC ou Índice de Reprodução de Cor é uma escala relativa que varia de 0 a 100 e indica o grau de fidelidade com que as cores são reproduzidas sob uma determinada fonte de luz. Quanto maior o IRC, menor a distorção das cores dos objetos em relação a uma fonte de luz de referência. Índices de reprodução de cores na faixa de 75 a 100 são considerados excelentes; 65 a 75 são bons, 55 a 65 são moderados e 0 a 55 são ruins.


Normas
Qual a principal norma de luminária?

A norma NBR IEC 60598, Parte 1, especifica os requisitos gerais para a classificação e marcação de luminárias, bem como para sua construção mecânica e elétrica, juntamente com os ensaios correspondentes. De uma maneira geral, fornece também os requisitos de segurança. A Parte 2, são normas para determinadas luminárias ou grupo de luminárias. Em seus requisitos, "as luminárias devem ser projetadas e construídas de modo que, em utilização normal, sua operação seja segura e não cause perigo às pessoas e ao ambiente próximo".